sábado, maio 19, 2007

EUA proíbem acesso a imigrantes presos, acusa ONU


Um funcionário do setor de direitos humanos das Nações Unidas diz que sua visita a um centro de detenção de imigrantes em Nova Jersey foi barrada na segunda-feira. Essa foi a segunda ocasião em que o acesso a um centro de detenção de imigrantes lhe foi negado, nos Estados Unidos, em sua viagem de inspeção de uma semana.
O funcionário, Jorge Bustamante, encarregado pela ONU de redigir um relatório especial sobre os direitos humanos dos migrantes, disse ter sido informado no final de semana que sua visita a imigrantes detidos na Instituição Corretiva do Condado de Monmouth, em Freehold, marcada para a segunda-feira, havia sido cancelada. Bustamante diz que os motivos do cancelamento não lhe foram explicados.
No dia 7 de maio, Bustamante foi proibido de visitar o Centro de Detenção Familiar T. Don Hutto, em Taylor, Texas, que abriga famílias de imigrantes ilegais, incluindo crianças. Funcionários do Serviço de Imigração e Alfândega, o departamento federal que supervisiona o centro, disseram ter cancelado a visita devido a um processo judicial sobre as condições de vida dos detidos no local, movido pela União Norte-Americana pelas Liberdades Civis (ACLU).
Em carta de protesto enviada na segunda-feira a Zalmay Khalilzad, embaixador dos Estados Unidos à ONU, Bustamante afirma que o Departamento de Estado havia aprovado seu itinerário. "Minha interpretação é que alguém no governo dos Estados Unidos não está orgulhoso quanto ao que vem acontecendo nesses centros", afirmou Bustamante em entrevista.
Um porta-voz do Departamento de Estado, Bill Strassberger, disse que ao que sabia a visita ao centro de detenção em Nova Jersey havia sido cancelada pelo xerife do condado de Monmouth, Joseph Oxley. Strassberger confirmou que o Departamento havia ajudado Bustamante a organizar as duas visitas, e que a organização estava decepcionada por não terem acontecido. "Queremos demonstrar que não temos nada a esconder", disse o porta-voz.
A xerife assistente Cynthia Scott, falando em nome de Oxley, disse que Bustamante é que havia cancelado a visita, por se recusar a aceitar "condições razoáveis" de acesso. "Ele cancelou, não nós", afirmou Scott.
Bustamante visitou um centro federal de detenção de imigrantes ilegais em Florence, Arizona. Ele declarou que as instalações pareciam limpas e "bem administradas".
Tradução: Paulo Eduardo Migliacci ME
The New York Times

Nenhum comentário: